quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O PODER DA CONFIANÇA INABALÁVEL

Sermão 093 - 012
Salmo 3.1-8
 
O que Davi transcreve neste salmo é algo que devemos cultivar em nossa vida. Aqui aprendemos que o nosso grande desafio é confiar de forma inabalável! Isto é, manter a fé viva dentro dos nossos corações mesmo quando tudo parece conspirar contra.
 
Confiar não deve ser algo condicional, mas ultracircunstâncial. Devemos confiar em Deus independente da circunstância em nossa volta; independente das más notícias que recebemos; independente das imperfeições que temos; independente dos problemas que enfrentamos. Devemos confiar mesmo sem entender, e mesmo sem saber.
 
Davi expressou este nível de fé, mostrando-nos que sua situação não era fácil, mas sua confiança era certa. Ao mostrar tamanha confiança ele constata três fatos que o cercava. Ele descreve detalhes a respeito dos seus adversários e da circunstância em sua volta:
 
Primeiro, Davi descreve o quanto havia crescido os seus adversários (1).  Ele relata que os seus opositores estavam crescendo em número, relatando que, aparentemente, estava em desvantagem.
 
Em seqüência, Davi não só relata o quanto seus inimigos estavam crescendo em quantidade, mas o quanto eles avançavam contra ele (1). Ele afirma: "são numerosos os que se levantam contra mim". Ou seja, os adversários não só estavam crescendo, mas também estavam agindo.
 
Por fim, Davi relata que seus muitos adversários não só cresciam, nem só avançavam contra, mas ele também fala de uma estratégia que eles exerciam: São muitos os que dizem de mim: "Não há em Deus salvação para ele" (2). Ou seja, Davi escreve que seus adversários usavam o poder das palavras para destruí-lo. Muitas vezes esta é estratégia do inimigo: Ele usa as palavras para trazer confusão, além de se opor de forma tão contundente.
 
Porém, apesar das dificuldades, Davi descreve neste texto seis razões pelas quais devemos confiar de forma inabalável. Seis motivos que jamais podemos esquecer na nossa vida. São seis razões que devem ser renovadas em nosso espírito durante todas as manhãs de nossa vida.
 
POR QUE DEVEMOS CONFIAR?
 
1. DEVEMOS CONFIAR POR QUE DEUS É O NOSSO ESCUDO. "Porém Tu, Senhor, é o meu escudo". (3)
 
Isto é, Deus se interpõe entre você e seus perseguidores, Ele se coloca entre você e seu problema. Ele foi o escudo de José no Egito, de Abraão em sua peregrinação, de Elias diante dos profetas de Baal, de Davi diante de Golias, de Daniel lá na cova dos leões, de João batista, do apostolo Paulo, de Pedro... Ele também promete ser o teu escudo, a fim de livrá-lo do mal. Creia! Ele envia seus anjos para trabalharem em favor dos seus filhos.
 
2. DEVEMOS CONFIAR POR QUE DEUS É A NOSSA GLÓRIA E AQUELE QUE EXALTA A NOSSA CABEÇA. "És a minha glória e o que exalta a minha cabeça". (3)
 
Ele é a nossa glória!!! Ele exalta a nossa cabeça! Significa dizer que Ele vai honrar-nos na presença dos nossos adversários. No lugar da vergonha haverá dupla honra. Isto é, Ele usará o problema que enfrentamos para nos colocar em lugares altos.
 
3. DEVEMOS CONFIAR POR QUE DEUS NÃO IGNORA O NOSSO CLAMOR. "Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde". (4)
 
O diabo quer calar a nossa boca. Devemos aprender que o silêncio de Deus não significa que ele está ignorando a nossa voz. O verso afirma que Ele nos responde do seu santo monte. O Santo Monte de Deus é a igreja. Ou seja, a igreja é um instrumento de Deus para dar respostas que farão de você um vencedor.
 
4. DEVEMOS CONFIAR POR QUE DEUS É FIEL PARA NOS SUSTENTAR. "Deito-me e pego no sono; acordo, por que o Senhor me sustenta" (5).
 
Deus é dono do ouro e da prata e se compras na prosperidade dos seus servos (Sl 35.27). Ele nos concede o dom de adquirir riquezas (Deut. 8.18). Quando confiamos em Deus, deitamos e dormimos em segurança, pois Ele nos provê.
 
5. DEVEMOS CONFIAR POR QUE DEUS NOS REVESTE DE CORAGEM PARA RESISTIRMOS ÀS OPOSIÇÕES. "Não tenho medo dos milhares que do povo que tomam posição contra mim de todos os lados". (6)
 
Quando confiamos em Deus vencemos todos os medos, e somos revestidos de coragem, afinal, Deus não nos dá um espírito de covardia, mas de poder.
 
Aqui Davi fala de uma situação onde ele estava cercado de todos os lados. Ou seja, ainda que você esteja num beco sem saída, você não precisa temer, pois Deus te dará um escape.
 
6.  DEVEMOS CONFIAR POR QUE DEUS SEMPRE SE LEVANTARÁ PARA NOS SALVAR E TRATAR COM NOSSOS ADVERSÁRIOS. "Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes". (7)
 
Quando Ele percebe a nossa confiança, Ele se levanta! Ele fere nos queixos os nossos inimigos. Ele mesmo se encarrega de nocautear nossos adversários.  Ele também quebra os dentes dos ímpios. Ou seja, ele deixa os nossos adversários “bânguela”.
 
Isto é, precisamos entender que quem vai tratar com os nossos adversários será o nosso próprio Deus, e não nossa própria força.
 
Enfim, a conseqüência maior desta confiança inabalável está no verso 08 onde diz: “Do Senhor é a Salvação e sobre o teu povo, a tua bênção”.
 
É isto que a confiança promove: Salvação individual e benção coletiva. Assim, que hoje você possa alcançar a sua salvação, e que possamos como igreja de Deus, mediante confiança inabalável, permanecer debaixo de Suas maravilhosas bênçãos.
 
Que Deus te abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário