sábado, 1 de setembro de 2012

A DÁDIVA DA SUPERAÇÃO

038 - 010

A história de José é uma das mais fascinantes experiências de fé da história bíblica e secular. Trata-se da história de um FILHO AMADO que se tornou ESCRAVO, que se tornou GOVERNADOR de uma dos maiores impérios de todos os tempos.
Sua história é fascinante por que em sua trajetória há um testemunho de SUPERAÇÃO extraordinária. Podemos aprender muitas lições com José, mas uma em especial é a capacidade de SUPERAR situações aparentemente insuperáveis. Para chegar aonde chegou, e se tornar quem se tornou, José superou vários obstáculos, tanto interiores como exteriores.
É também fascinante por que não é difícil nos identificar com o seu contexto. Perguntei a uma pessoa se ela conseguiria suportar um pouco dos desafios que José enfrentou e sua resposta foi interessante. Ela me disse: “Não sei! Mas com certeza quero obter graça de Deus para superar todos os obstáculos da minha vida”. Achei a resposta interessante porque todos nós temos desafios de superações particulares. Talvez não passemos pelos mesmos desafios de José [Deus permita que não!], mas certamente, temos todos os dias grandes obstáculos para superar. Afinal, Deus nos permite grandes desafios, conforme nossa capacidade individual de superação, a fim de nos moldar para a grandeza.
Uma verdade precisa ser reafirmada: “Você tem a capacidade para SUPERAR todos os obstáculos da vida”. Nós temos! No entanto, assim como José, é preciso manter a fé inabalável ante os maiores desafios da vida. Ele superou pelo menos quatro, que são grandes lições para todos nós.
Em primeiro lugar, José teve que SUPERAR A TRAIÇÃO DAQUELES A QUEM AMAVA (Gn. 37.18 – 20 / 24 – 28). As pessoas que o levaram até o “buraco” foram simplesmente seus próprios irmãos. Aqueles com quem ele convivia foram aqueles que conspiraram contra ele.
Fico imaginando José procurando seus irmãos no campo. Alguém no caminho lhe indicando onde estavam. José seguindo as trilhas, sem imagina o que estava prestes a acontecer. Ah, irmãos, a traição é terrível!
No entanto, heroicamente José SUPEROU esta “maldade”. E só pode fazê-lo por uma única razão: Ele foi traído por quem menos esperava, mas nunca traiu Quem mais esperava nele: Deus.
E foi esta esperança no TODO PODEROSO que manteve seu coração aquecido mesmo diante da gélida traição. E é interessante perceber que apesar de tudo, ele não deixou de confiar nas pessoas em sua volta, assim como nunca traiu a confiança daqueles que confiavam nele. Isto é simplesmente sublime!
Tal sublimidade nos agracia com uma verdade: O que seus “invejosos” irmãos não sabiam, era que almejando manter José distante, eles estavam levando-o para mais próximo do seu destino. A traição fez parte do pacote para levá-lo ao seu grande chamado. Não estou falando que você precisa ser traído para chegar lá, mas muitas vezes não percebemos que por traz de certas traições pode se esconder um propósito supremo. É por isto que precisamos SUPERAR!  Por que somente superando, caminhamos com a certeza de que Deus nunca vai trair a fé que depositamos Nele.
Sendo assim, SUPERE a traição!
Ela pode ser como uma noite que esconde nossas lágrimas,
Mas com certeza não é uma noite eterna.
O dia vai despertar, e com ele virá o renovo de todas as coisas.
Em segundo lugar, José teve que SUPERAR A INJUSTIÇA DAQUELES A QUEM SERVIA (GN 39.7.20). Ele estava no palácio, cercado pela respeitabilidade conquistada com fidelidade sem igual. Servia com esmero. Era um escravo dedicado, com coração de príncipe.
No entanto, o inimigo tentou armar uma cilada. Potífera deixou a pomba-gira deitar e rolar. Diariamente assediava José e instava com ele para que se deitasse com ela. Mas ele manteve-se leal!
E como não caiu na sedução, Potífera tratou de despejar seu maior veneno: A MENTIRA. Simplesmente convenceu a todos, e principalmente seu marido, que José tentou seduzi-la. Que coisa louca! Se satanás é o pai da mentira, aquela mulher era a filha.
Com a mentira, Potífera “pariu” a injustiça e colocou essa “cria” no colo de José. Como conseqüência, este foi parar na masmorra sem nada ter feito.
Apesar de tudo, José considerava sua integridade diante de Deus mais importante do que sua integridade diante dos homens. Não violou sua devoção nem seu caráter. Preservou seus princípios. Foi pra cadeia, mantendo uma consciência livre.
Talvez um dos maiores desafios da vida, seja lidar com as injustiças que tantos cometem contra nós. Isto por que, muitas vezes a injustiça se manifesta com grandes calúnias e difamações, quando na verdade nada fizemos. A injustiça que pessoas cometem contra nós, não pode nos tirar a esperança, nem a certeza da justiça divina.
Jesus disse: “Bem aventurado os perseguidos por causa da JUSTIÇA, porque deles é o Reino dos Céus. Bem aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós” (Mateus 5.10-11).
É interessante notar ainda, que a injustiça que fizeram contra José não lhe arrancou sua capacidade de servir.  Ele continuou servindo, servindo, servindo..., e serviu naquele local até o dia que saiu de lá.
A outra grande superação de José é vista naquele mesmo calabouço. Mesmo estando em meio às cadeias, ele não perdia a oportunidade de fazer o bem àqueles com quem compartilhava o mesmo ambiente. A prova disto foi quando ajudou o padeiro-chefe e o copeiro-chefe na interpretação dos sonhos que ambos tiveram. Ele não precisava fazer aquilo, mas o fez. Ele ajudou. Estendeu as mãos. Fez o que estava em suas condições. Exerceu o seu dom para ajudar. A um foi interpretado que morreria, a outro que seria restituído ao Palácio. A este último, José humildemente pediu que se lembrasse dele quando diante de Faraó, o que não aconteceu. Ou seja, José SUPEROU O ESQUECIMENTO DAQUELES A QUEM AJUDOU (Gn. 40.23).
Certamente, José aprendeu que o bem feito ao seu próximo, acima de tudo é um bem feito a si mesmo. Com ele aprendemos que a recompensa do bem que fazemos pode até não ser retribuída pelas pessoas que foram beneficiadas, mas com certeza, um dia ela será retribuída por Deus que é O MAIOR RECOMPENSADOR.
Infelizmente, as pessoas têm a tendência de lembrar mais facilmente do mal que lhe fizeram do que o bem praticado. José foi esquecido pelo bem que fez, mas não por Deus. Isto ensina-nos que o Senhor nunca se esquece dos seus filhos, Ele só age na hora devida.
Lembremo-nos que Jesus, num dos momentos mais difíceis da sua vida terrena, foi esquecido pelos seus discípulos. Em meio à aflição, suas palavras foram: “Não podeis orar nem uma hora comigo”?
Lembremo-nos que Paulo quando sendo julgado por sua fé, registrou as seguintes palavras: “Ninguém esteve comigo na minha defesa”. 
É certo que muitas vezes enfrentamos situações de esquecimento. José, um tipo de cristo, nos mostrou que, pela graça de Deus, não só enfrentamos o esquecimento dos homens, mas podemos e devemos superá-lo. Ele demonstrou isto de tal forma, que nunca deixou de se lembrar daqueles que um dia o traíram.
Tomemos sua vida como exemplo, e sejamos capazes de superar qualquer esquecimento, seja lá de quem for.
Por último, José teve que superar um desafio igualmente grande. Ele teve que vencer uma barreira fincada na sua alma. Ele teve superar a TENTAÇÃO DE VINGAR-SE DAQUELES QUE LHE FIZERAM O MAL (Gn. 45.1-15).
Sim! Ele venceu a si mesmo quando decidiu retribuir o mal que lhe fizeram com o bem que ele possuía (Gn. 47.11-12 / 50.15-21). Isto só me reforça a idéias de que cada um dá aquilo que tem. José tinha amor, perdão, vida, esperança e fé cultivada na sua alma. Foi isto que ele retribuiu para aqueles que lhe lançaram no buraco.
Ao invés de acusar, ele abre os braços. Ao invés de punir, ele abraça. Ao invés de subtrair, ele sustenta. Ao invés de rosnar, ele chora. E chorando, ele se abre para a cura. Enfim, não foi à toa que o seu sonho se tornou uma realidade! Era uma questão, principalmente, entre ele e Deus, e nesta questão, certamente José foi bem sucedido. Assim, não se esqueça das seguintes palavras:
Dor que insta nos quer persuadir
Movida pela injustiça de quem muito amamos
Sem licença nos leva a sentir
No fundo da alma desejo de vingança

Mas a vingança é um veneno
Impávido e sem misericórdia
Que tentando lançar sobre o outro
Recai sobre nossa consciência

É, portanto, mais digno
O amor recobrar
É mais feliz poder descansar
Na justiça do criador
Não se engane: Foi por estas e outras razões que ele foi profundamente exaltado na terra da humilhação (Gn. 41.37-45), levantado como grande instrumento para o mundo (Gn. 41.56-57), e se tornou uma grande referência para sua geração (Gn. 50.22-26 / Hebreus 11.22).
 RECOMPENSA sempre é certa para aquele que SUPERA!
Que sigamos o exemplo das suas atitudes. Não esqueçamos o que o ele fez, para não deixarmos de fazer o mesmo.
Que Deus te abençoe.
Pense nisto!
Hugo S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário